‘Não! Não Olhe!’ estreia liderando vendas na Ingresso.com (com review)

 

Não! Não Olhe, um dos filmes de terror mais esperados do ano, estreou e liderou as vendas na Ingresso.com entre os dias 25 e 28 de agosto. A nova produção do diretor Jordan Peele foi responsável por 34% de todos os tickets comercializados no período. Veja nosso review mias abaixo.

O romance e também estreante After – Depois da Promessa ficou na segunda posição. A cinebiografia Elvis, a ação Trem-Bala e a icônica animação japonesa Dragon Ball Super: Super Hero completaram, respectivamente, o ranking dos cinco filmes mais procurados pelos fãs na Ingresso.com no período.

São Paulo foi a cidade com o maior número de espectadores nos cinemas no último fim de semana. Na sequência, ficaram Rio de Janeiro, Curitiba, Campinas e Fortaleza.

Jordan Peele acerta de novo

Se o título nacional transformou Nope (Não) em Não! Não Olhe!, vou citar um clássico do cinema soviético para recomendá-lo: Vá e Veja. Vá, porque a concepção dessa obra foi destinada à tela grande, e não no streaming (primeiro terror filmado com câmeras IMAX, pelo mesmo fotógrafo de Interestelar e Dunkirk, Hoyte Van Hoytema). Veja porque é mais uma obra-prima de Jordan Peele.

Após a morte bizarra do pai (Keith David, de O Enigma do Outro Mundo e Eles Vivem!), O.J. (Daniel Kaluuya, de Corra! e Judas e o Messias Negro) tenta manter a fazenda de treinamento de cavalos para filmes com grande dificuldade, com sua irmã Emerald (Keke Palmer, de As Golpistas) mais atrapalhando que ajudando. Só que eles descobrem que a propriedade esta sendo visitada por um OVNI, e resolvem fazer dinheiro com uma filmagem decente, ao contrário dos habituais vídeos sem definição.

Após o sucesso de Corra! muita gente foi ver Nós esperando repetir a experiência, e se surpreendeu com algo novo e muito mais perturbador (o fato de Lupita Nyong’o não ter sido lembrada pela Academia é mais um sintoma da decadência do Oscar).

Não! Não Olhe! quebra as expectativas de novo, entregando um terror épico, carregado de referências cinematográficas explícitas. Se por um lado a imensidão do cenário remete a Sinais, de M. Night Shyamalan, quase todo o resto é Steven Spielberg.

Peele escapa da armadilha que o diretor de O Sexto Sentido armou para si próprio, que é a fórmula do plot twist, mas o homenageia com o manual de instruções presente em todas as obras de Shyamalan.

O elenco é outro ponto alto, com Daniel Kaluuya – após seu Oscar por Judas e o Messias Negro – cada vez melhor, com ótima química com Keke Palmer, coadjuvados por Steven Yeun (Minari e The Walking Dead), Brandon Perea (The OA) e Michael Wincott (Hitchcok).

Se na aparência há menos questões sociais neste trabalho, é porque eles ficaram menos – mas não ausentes – restritos ao racismo. A espetacularização das tragédias, o circo midiático, a relação dos homens com os animais e a ocultação da participação afro-americana no Velho Oeste e no cinema são alguns dos temas abordados de forma mais ou menos explícitas. Mas, acima de tudo, Não! Não Olhe! é cinema do mais alto nível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *