Um Oscar em todo lugar ao mesmo tempo

Duas coisas marcaram a cerimônia do Oscar, que aconteceu neste último domingo, 12 de março, no Teatro Dolby, em Los Angeles.

A primeira foi a emoção maior que a habitual, por conta de um acerto de contas com o passado, casos principalmente de Ke Huy Quan (que fez parte da infância de muitos, por causa de Indiana Jones no Templo da Perdição e Os Goonies), Brendan Fraser (idem por A Múmia e George, o Rei da Floresta), e até Jamie Leee Curtis (a Scream Queen que é da realeza de Hollywood) e Michelle Yeoh (primeira asiática a ganhar o Oscar de Atriz, que foi Bond Girl em 1997).

A segunda foi marcante para nós, brasileiros, que pela primeira vez tivemos uma transmissão exclusiva da TNT (dividida com a HBO Max, mas era o mesmo programa), depois que a Globo abriu mão da cobertura após décadas. E o que aconteceu?

O canal a cabo resolveu emular a rede do plim-plim com Ana Furtado comandando a festa no melhor (?) estilo Video Show. O mestre de cerimônias da emissora nas premiações, Michel Arouca, do canal Série Maníacos, perdeu sua parceira de sempre, Aline Diniz (Entre Migas), que foi ao tapete vermelho do Oscar para dividir as entrevistas com Carol Ribeiro, substituindo com sobras o influencer Hugo Gloss, tarimbada por seus anos de Omelete e CCXP.

Achando que Arouca não seguraria a onda sozinho, apesar de seu grande repertório no mundo do cinema e televisão, a TNT/Warner resolveu escalar Ana Furtado para comandar a transmissão e Camila Morgado para dar pitacos como profissional da área.

Embora ambas se denominem atrizes, houve um momento em que o abismo entre o que as duas fazem para viver ficou evidente, quando Ana perguntou porque dirigir Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo seria tão difícil e Camila explicou à “colega” noções básicas sobre a atividade. O pano não foi tão rápido.

O trio de apresentadores brasileiros, Ana Furtado, Michel Arouca e Camila Morgado

Quanto aos prêmios em si, Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo fez a rapa, como já era previsto, com sete vitórias entre 11 indicações; e Nada de Novo no Front, com quatro estatuetas entre nove disputadas, foi a segunda produção mais premiada.

Se houve alguma surpresa foi o prêmio de Roteiro Adaptado para Entre Mulheres, roteirizado e dirigido por Sarah Poley. Os blockbusters Avatar: O Caminho da Água, Top Gun: Maverick e Pantera Negra: Wakanda Forever ganharam um cada. Melhor que Os Banshees de Inisherin, Tár e Elvis, que saíram de mãos abanando.

CELEBRAR E INCLUIR

O Oscar é uma celebração da Sétima Arte, que começou com uma ação entre amigos na Hollywood em 1929, na transição drástica entre o cinema mudo e o falado, e com o gradual domínio da indústria americana no mundo foi se tornando um fenômeno global.

A própria Academia de Ciências e Artes Cinematográficas demorou a se importar com a comoção que a premiação causava no planeta, criando a categoria Filme Estrangeiro (hoje, Internacional) apenas em 1956, premiando A Estrada, de Federico Fellini, que a exemplo de Ingmar Bergman, Alfred Hitchcock, Akira Kurosawa entre tantos mestres, nunca ganharam o Oscar de Direção.

O desafio atual não é apenas incluir o resto do mundo, mas também se adaptar a uma época de transformação, tanto na questão da inclusão como na linguagem. Daí a a divisão causada pela vitória de Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo, que levou não apenas sete estatuetas, mas as principais, fora a de Ator.

Os mais velhos acharam um exagero, isso quando não detestaram o filme, e os mais jovens celebraram uma produção que dialogou com eles.

O tempo dirá se o filme dos Daniel Kwan e Sheinert ficará para a posteridade ou sumirá no tempo como tantos vencedores de momento.

INDICADOS E PREMIADOS

MELHOR FILME

‘Nada de Novo no Front’

‘Avatar: O Caminho da Água’

‘Os Banshees de Inisherin’

‘Elvis’

‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)

‘Os Fabelmans’

‘Tár’

‘Top Gun: Maverick’

‘Triângulo da Tristeza’

‘Entre Mulheres’

MELHOR ATRIZ

Cate Blanchett – ‘Tár’

Ana de Armas – ‘Blonde’

Andrea Riseborough – ‘To Leslie’

Michelle Williams – ‘Os Fabelmans’

Michelle Yeoh – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORA)

MELHOR ATOR

Colin Farrell – ‘Os Banshees de Inisherin’

Austin Butler – ‘Elvis’

Brendan Fraser – ‘A Baleia’ (VENCEDOR)

Bill Nighy – ‘Living’

Paul Mescal – ‘Aftersun’

MELHOR DIREÇÃO

Martin McDonagh – ‘Os Banshees de Inisherin

Daniel Kwan e Daniel Scheinert – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORES)

Steven Spielberg – ‘Os Fabelmans’

Todd Field – ‘Tár’

Ruben Östlund – ‘Triângulo da tristeza’

MELHOR MONTAGEM

‘Os Banshees of Inisherin’

‘Elvis’

‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)

‘Tár’

‘Top Gun: Maverick’

MELHOR MÚSICA ORIGINAL

Applause, de ‘Tell it Like a Woman’, música e letra de Diane Warren, com interpretação da cantora e atriz Sofia Carson

Hold my Hand, de ‘Top Gun: Maverick’, música e letra de Lady Gaga e Bloodpop

Lift Me Up, de ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’, música de Tems, Rihanna, Ryan Coogler e Ludwig Goransson, letra de Tems e Ryan Coogler

Naatuu Naatu, do filme ‘RRR’, música de M.M. Keeravaani, letra de Chandrabose (VENCEDOR)

This is Life, de ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’, música de Ryan Lott, David Byrne e Mitski, letra de Ryan Lott e David Byrne

MELHOR SOM

‘Nada de Novo no Front’

‘Avatar: O Caminho da Água’

‘Batman’

‘Elvis’

‘Top Gun: Maverick’ (VENCEDOR)

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

‘Nada de Novo no Front’

‘Glass Onion: Um Mistério Knives Out’

‘Living’

‘Top Gun: Maverick’

‘Entre Mulheres’ (VENCEDOR)

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

‘Os Banshees de Inisherin’

‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)

‘Os Fabelmans’

‘Tár’

‘Triângulo da Tristeza’

MELHORES EFEITOS VISUAIS

‘Nada de Novo no Front’

‘Avatar: O Caminho da Água’ (VENCEDOR)

‘The Batman’

‘Top Gun: Maverick’

‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’

MELHOR TRILHA SONORA

‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)

‘Babilônia’

‘Os Banshees de Inisherin’

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’

‘Os Fabelmans’

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO

‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)

‘Avatar: O Caminho da Água’

‘Babilônia’

‘Elvis’

‘Os Fabelmans’

MELHOR CURTA DE ANIMAÇÃO

‘The Boy, the Mole, the Fox, and the Horse’ (VENCEDOR)

‘The Flying Sailor’

‘Ice Merchants’

‘My Year of Dicks’

‘An Ostrich Told Me the World is Fake, and I Think I Believe It’

MELHOR CURTA DOCUMENTÁRIO

‘The Elephant Whisperers’ (VENCEDOR)

‘Haulout’

‘How Do You Measure a Year?’

‘The Martha Mitchell Effect’

‘Stranger at the Gate’

MELHOR FILME INTERNACIONAL

‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)

‘Argentina, 1985’

‘Close’

‘Eo’

‘The Quiet Girl’

MELHOR FIGURINO

‘Babilônia’

‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’ (VENCEDOR)

‘Elvis’

‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’

‘Sra. Harris Vai a Paris’

MELHOR MAQUIAGEM E PENTEADOS

‘Nada de Novo no Front’

‘The Batman’

”Pantera Negra: Wakanda para Sempre

‘Elvis’

‘A Baleia’ (VENCEDOR)

MELHOR FOTOGRAFIA

‘Nada de Novo no Front’ (VENCEDOR)

‘Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades’

‘Elvis’

‘Império da Luz’

‘Tár’

MELHOR CURTA LIVE ACTION

‘An Irish Goodbye’ (VENCEDOR)

‘Ivalu’

‘Le Pupille’

‘Night Ride’

‘The Red Suitcase’

MELHOR DOCUMENTÁRIO

‘All That Breathes’

‘All the Beauty and the Bloodshed’

‘Vulcões: A Tragédia de Katia e Maurice Krafft’

‘A House Made of Splinters’

‘Navalny’ (VENCEDOR)

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Angela Basset – ‘Pantera Negra: Wakanda para Sempre’

Hong Chau – ‘A Baleia’

Kerry Condon – ‘Os Banshees de Inisherin’

Stephanie Hsu – ‘Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo’

Jamie Lee Curtis – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDORA)

MELHOR ATOR COADJUVANTE

Brendan Gleeson – ‘Os Banshees de Inisherin’

Brian Tyree Henry – ‘Causeway’

Judd Hirsch – ‘Os Fabelmans’

Barry Keoghan – ‘Os Banshees de Inisherin’

Ke Huy Quan – ‘Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo’ (VENCEDOR)

MELHOR ANIMAÇÃO

‘Pinóquio por Guillermo del Toro’ (VENCEDOR)

‘Gato de Botas 2: O Último Pedido’

‘Marcel the Shell With Shoes On’

‘A Fera do Mar’

‘Red: Crescer é uma Fera’

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *