Artigo | 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Um dos eventos mais prazerosos para o cinéfilo de São Paulo é a Mostra Internacional de São Paulo, que chega à sua 42ª edição e acontece de 18 a 31 de outubro na capital paulista e em Campinas.

Resultado de imagem para mostra internacional de cinema 42

Aconteceu no último sábado (6), no Espaço Itaú de Cinema da Augusta, a coletiva de imprensa com patrocinadores e jornalistas, onde foram apresentadas a programação completa e a vinheta da Mostra, seguidas da exibição do vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes e pré-indicado do Japão ao Oscar estrangeiro: Assunto de Família (Shoplifters), do cineasta Hirokazu Kore-eda.

Com uma seleção de mais de 300 títulos, em torno de 90 deles dirigidos por mulheres, destaco aqui alguns imperdíveis que traduzem a importância e o peso da Mostra. Na abertura para convidados, no dia 17, será exibido A Favorita, novo filme de Yorgos Lanthimos, que conta com Emma Stone e Rachel Weisz no elenco. Um forte aspirante a indicações no Oscar.

Vencedores de festivais mundo afora também marcam presença na seleção, como o cingapuriano Uma Terra Imaginada, que venceu o Leopardo de Ouro no Festival de Locarno, e o romeno Não Me Toque que venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim. O iraniano 3 Faces de Jafar Panahi, vencedor de melhor roteiro em Cannes, também faz parte da Mostra.

Por fim, o mexicano Alfonso Cuarón encerra a Mostra com Roma, vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Cinema nacional

A Mostra também reserva espaço para o cinema nacional, além de contar com uma seleção de cerca de 70 títulos brasileiros, haverá também exibições especiais de Central do Brasil – em cópia restaurada e com presença do elenco principal, em celebração aos 20 anos da produção -, O Bandido da Luz Vermelha, de Rogério Sgarzela, e O Bravo Guerreiro, de Gustavo Dahl, em comemoração aos 50 anos das duas produções.

O Prêmio Petrobras de Cinema terá sua segunda edição, com uma novidade: desta vez, o público irá decidir os vencedores.

Homenagens e comemorações

Como de costume, haverá também diversas homenagens a cineastas e personalidades históricas por meio de prêmios ou exibições de filmes. Nelson Mandela terá seu centenário comemorado com exibições de Invictus, de Clint Eastwood, e o inédito O Estado Contra Mandela e os Outros, de Gilles Porte e Nicolas Champeaux.

Oferecido a personalidades envolvidas em questões humanistas, sociais e políticas, o Prêmio Humanidade será concedido ao diretor japonês Hirokazu Kore-eda e ao médico Drauzio Varella, autor do livro Estação Carandiru. Preso político, o iraniano Jafar Panahi não poderá comparecer à premiação, mas será agraciado com o prêmio Leon Cakoff.

Nem mesmo o bicentenário de Karl Marx ficou de fora. Será exibida uma cópia restaurada da série Oito Horas Não São Um Dia (1972), do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder, além de outros títulos, entre animações, ficções e documentários que mostram a importância dos pensamentos de Marx refletidos no cinema.

Campinas e Interior

Pelo quarto ano seguido, o Instituto CPFL de Campinas receberá a Mostra com exibições de 15 filmes do dia 20 ao 31 de outubro. Além de Campinas, a Itinerância Sesc da Mostra percorrerá outras nove cidades do interior: Araraquara, Bauru, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Rio Preto, Santos, São Carlos e São José dos Campos, com exibições entre 13 de novembro e 23 de dezembro.

“Pelo quarto ano seguido, temos o orgulho de apoiar e também de receber em nossa sede, em Campinas, um recorte da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, um dos mais importantes eventos culturais dedicados ao cinema de todo o país. Parcerias como essa reforçam o nosso compromisso de provocar diálogos e levar conhecimento para um público cada vez maior. Em 2018, o Instituto CPFL celebra 15 anos de atividades com o objetivo de integrar em uma única rede os programas culturais, esportivos e as ações sociais da CPFL Energia. O cinema está em nosso DNA, com sessões gratuitas semanais e diversos encontros com grandes nomes da sétima arte para refletir e compreender as contingências e particularidades do nosso tempo”, afirma Mário Mazzilli, diretor superintendente do Instituto CPFL.

Acesse o site mostra.org para saber mais sobre programação, prêmios, locais e outras informações da Mostra. Prestigie o evento!

One thought on “Artigo | 42ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *